OS KATA HEIAN

Algumas perguntas e respostas 

sobre os Kata Heian

                                       Renshi Aristarcho Pessôa

– Sabe-se que muitos kata do estilo antigo foram transmitidos verbalmente ou de forma secreta, pouco se sabendo sobre seus autores e ano de criação. O que se sabe a esse respeito sobre os kata Heian?

    O autor , segundo  se  diz, foi o Sensei YATSUNE ITOSU, o "Punho Sagrado", falecido em 1915 aos 85 anos; ele criou e aperfeiçoou os Heian para facilitar o aprendizado e a divulgação das técnicas básicas em escolas secundárias, onde só se praticava o kata NAIHANCHI (TEKKI).

 

– Diz-se que os kata HEIAN foram extraídos de outros kata . Isso tem fundamento?

    As teorias sobre os kata de onde se originaram os HEIAN variam de uma escola para outra. Pode-se afirmar que os HEIAN incluem técnicas avançadas, superiores, muitas delas parecendo-se com técnicas do kata KANKU.

 

– Qual é o significado dos kata HEIAN?

    Sendo kata básicos e para ensino a escolares,não podem ser vistos como  kata de combate, não podendo ser comparados , por exemplo, com um kata tradicional, o KANKU ; nos HEIAN, o kata como técnica mortal, técnica secreta de combate foi convertido em defesa pessoal e exercício em grupo.

    Para serem adequados à sua finalidade escolar, os kata HEIAN não apresentam técnicas de ataque aos olhos com os dedos (Ippon nukite ou Nihon nukite) ou chutes aos testículos ( Kogan geri, Kin geri). Pela mesma razão,todos os kata HEIAN começam e terminam com UKE-WAZA (técnica de defesa), o que expressa HUMILDADE.

    O nome  HEIAN  deriva  da  expressão "HEIWA ANTEI" que significa Paz e Tranqüilidade.

 

– Quantos movimentos possui cada kata HEIAN?

    No estilo Shotokan,segundo a SKIF, todos os cinco Heian possuem 21 movimentos. Se considerarmos a contagem dos movimentos adotada por Masatoshi Nakayama, teremos para os cinco Heian, respectivamente, 21, 25, 20, 26 e 23 movimentos, porém as técnicas são as mesmas.

    Os Heian Shodan e Nidan já foram um só kata, e isso ainda ocorre em outros estilos.

 

– Quem deve treinar os katas HEIAN?

    No caso do nosso estilo Shotokan, todos os karatekas.

   Os kata Heian, como todos os outros kata de Karate, necessitam de muito treinamento e empenho para que se compreendam e assimilem sua técnicas.  Quando se aprende a executar os movimentos de um kata, cria-se a obrigação de treinar esse kata para sempre. Além do mais, os professores, que ensinam os Heian, devem ser  adeptos entusiastas de seu treinamento.

    Devem-se  treinar  os  Heian,  assim  como  se  treinam os Taikyoku  no   estilo  Goju Ryu,  também   como  parte   dos exercícios  de  meditação   e  para se manter e desenvolver HUMILDADE.

 

– O treinamento dos katas HEIAN pode ser usado com outra finalidade além de aprendizado de técnicas básicas de Karate?

    Os cinco kata HEIAN , particularmente o HEIAN SHODAN, o mais simples deles, combinação apenas de cinco técnicas, além do aprendizado das técnicas básicas de bloqueio e contra-ataque, pode  ser usado para aquecimento rápido e específico,  para treinar eqüilíbrio, velocidade, força dinâmica (contraída), força explosiva, e para desenvolver coordenação neuro-motora em crianças, particularmente quando executado para os dois lados.

Deve-se  treinar  os  Heian,  assim  como  se  treinam  os Taikyoku  no   estilo  Goju Ryu,  também como  parte  dos  exercícios  de  meditação   e  para se manter e desenvolver HUMILDADE.

OSS!!!


 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em DOUTRINA. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s